Mais Lidas

Mais tempo para usar

Câmara aprova aumento de 2h30 para 3h

Projeto depende agora de sanção do prefeito Marcelo Crivella
Projeto depende agora de sanção do prefeito Marcelo Crivella -

A Câmara Municipal do Rio aprovou, em sessão realizada ontem à tarde, em segunda discussão, o projeto de lei de autoria do vereador Dr. Jorge Manaia (SD), que aumenta o tempo de utilização do Bilhete Único Municipal de 2h30 para 3h.

"Com obras inacabadas e os constantes engarrafamentos na cidade, é muito importante a aprovação desse projeto para que as pessoas tenham um conforto e um incentivo para utilizar o transporte público", relatou Manaia.

O projeto de lei está em tramitação desde 2010, quando o tempo de utilização do benefício era de apenas 2h, mas "sofreu muita resistência no governo Eduardo Paes", segundo o vereador. "Foi uma briga grande", afirmou. Em 2014, o próprio prefeito, em decreto publicado no Diário Oficial do Município, aumentou o tempo para 2h30, ainda abaixo do tempo pedido no Projeto de Lei.

Manaia se baseou em reclamações da população e estudos realizados por diversos órgãos, estimando o tempo de deslocamento na cidade. Em estudo realizado pela Fetranspor em 2016, por exemplo, foi estimado que os moradores de Japeri gastam em média 3h06 de deslocamento. Em Queimados, o tempo médio registrado foi de 2h54.  

O projeto vai para sanção do prefeito Marcelo Crivella (PRB), que pode aprovar ou rejeitar a medida. Procurada, a Rio Ônibus informou que não vai comentar a votação.

Projeto depende agora de sanção do prefeito Marcelo Crivella Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Câmara Municipal Daniel Castelo Branco