Mais Lidas

Número de agentes de segurança baleados no primeiro semestre deste ano caiu 43%, aponta plataforma

Nesta categoria são contabilizados policiais militares, civis, federais, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros e militares das forças armadas, na ativa, na reserva e aposentados

Plataforma 'Fogo Cruzado' registrou 72 agentes de seguranças baleados na Região Metropolitana no primeiro semestre do ano
Plataforma 'Fogo Cruzado' registrou 72 agentes de seguranças baleados na Região Metropolitana no primeiro semestre do ano -
A plataforma Fogo Cruzado registrou, nos seis primeiros meses de 2020, 72 agentes de seguranças baleados na Região Metropolitana do Rio, com 32 mortes e 40 ficaram feridos. O número de baleados representa queda de 43% em relação ao primeiro semestre de 2019, quando 126 agentes foram baleados, 30 morreram e 96 ficaram feridos.
Além disso, entre os agentes de segurança baleados (72) durante esse semestre, a maioria era policial militar. Eles representam 76% (55) do total de agentes baleados no período - 23 deles morreram.
Nesta categoria são contabilizados policiais militares, civis, federais, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros e militares das forças armadas, na ativa, na reserva e aposentados.
Do total de agentes mortos (32), apenas 9 (28%) estavam em horário de trabalho. Já entre os feridos (40), a maioria (24), ou 60% - foi atingida por arma de fogo em serviço, de acordo com a plataforma. 
Entre os 5 municípios onde houve mais baleados, o Rio liderou o ranking, com 44 agentes. Em seguida ficaram São Gonçalo (10), Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti (3 cada).
Já em relação às regiões do Grande Rio, a Zona Norte foi a que mais apareceu nos registros com agentes baleados nesse período, com 22 agentes, seguida da Zona Oeste com 17, Leste Metropolitano, com 16, Baixada Fluminense, com 12, Centro, com 3 e Zona Sul, com 2.
Entre os bairros da Zona Norte, região com mais vítimas, Manguinhos liderou ranking com 4 baleados.