Mais Lidas

Casal gay de Youtubers distribui máscara de arco-íris para combater a homofobia durante a quarentena

Jakub e David, além de ajudar no combate ao novo vírus, educam a sociedade polonesa sobre bondade e aceitação

Casal gay distribui máscara de arco-íris para combater a homofobia durante a quarentena
Casal gay distribui máscara de arco-íris para combater a homofobia durante a quarentena -
Um casal gay polonês resolveu ajudar no combate a disseminação do novo coronavírus de uma forma bem inusitada. Eles fizeram centenas de máscaras de proteção com estampa de arco-íris, para ajudar na prevenção do contágio e também para combater a homofobia em seu país.

Jakub e David, decidiram que além de ajudar no combate ao novo vírus mortal que circula o mundo, estava na hora de educar a sociedade polonesa sobre bondade e aceitação.
O país tem uma política rígida contra a homossexualidade, onde o Partido Legislativo e da Justiça (PiS), grande atuante por lá, faz políticas contra a comunidade LGBTQ+.
Os políticos chegam a chamar a sexualidade alheia de ‘praga’, por isso, para mostrar que eles são pessoas normais como qualquer outra, o casal decidiu que estava na hora de cuidar da saúde e da cidadania.

Segundo o site ‘Pink News’, a Polônia vem tentando se tornar uma zona ‘livre de LGBT’, cortando verbas e ajudas financeiras de ONGs que trabalham para promover os direitos de igualdade no país.

O casal fez um vídeo e publicou no YouTube, onde mostram o projeto que estão fazendo durante a quarentena. “Faltam medidas básicas de proteção e as máscaras se tornaram produtos escassos. Por isso, fizemos nossas máscaras e as entregamos às pessoas”, explicam eles no vídeo.

“Mas nossas máscaras são realmente únicas porque são máscaras arco-íris! Assim chamada por muitos, a ‘praga LGBT’ está ajudando a proteger as pessoas de uma praga real”, completaram.

As máscaras foram feitas por Jakub em uma velha máquina de costura da avó. Ele confeccionou 300 unidades e contou com a ajuda do seu companheiro, David, para distribuir gratuitamente pelas ruas de Gdansk, Sopot e Gdynia.

A reação foi super positiva, mesmo o vídeo mostrando alguns momentos de tensão. Quando, por exemplo, um homem perguntou se tinha máscara de outra cor, o casal foi firme e respondeu sorridente: “Não!”.

No vídeo também é possível ver um segurança se aproximando do casal e dizendo que eles precisavam sair dali, pois era uma ‘área privada’. Mesmo, pedindo para se retirarem, o homem fez questão de dizer que estava feliz com a iniciativa deles. “Mas no caso, se vocês estão com uma iniciativa tão boa, eu não me importo”, disse o segurança.

Em entrevista ao portal ‘Pink News’, Jakub disse que existem muitas zonas ‘livres de LGBT’ no país e que essa foi a forma que eles encontraram de ajudar a população e educá-la ao mesmo tempo. “Muitas zonas livres de LGBT foram criadas em nosso país, por isso tínhamos um pouco de medo de como as pessoas reagiriam, mas ficaram realmente tocadas com a nossa ideia”, explicou.

“Foi ótimo ver que a máscaras arco-íris não assustaram as pessoas, mas as ajudará a se manterem seguras. Muitas pessoas polonesas nos chamam de praga, então pensamos que se ajudarmos as pessoas a superar a praga real, elas podem mudar de ideia”, finalizou Jakub.