Mais Lidas

Flamengo pode ser punido caso escale jogadores que testaram positivo para Covid-19; Entenda

Rubro-Negro viu parte do elenco ser contaminado por doença

Dorival Júnior conversa com Everton Ribeiro em treino do Flamengo
Dorival Júnior conversa com Everton Ribeiro em treino do Flamengo -
Rio - Em fase final de preparação para o duelo com o Santos, neste sábado (02), o Flamengo refez os testes de Covid-19 nos jogadores que haviam obtido resultado positivo, e contou com duas surpresas: Matheus França e Fabrício Bruno testaram negativo, e em tese poderiam entrar em campo no confronto com o Peixe. No entanto, caso isto aconteça, o Flamengo poderá ser punido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Isto porque, caso estes jogadores sejam relacionados para a partida, o clube estaria infringindo o guia médico da CBF, que diz que "O período obrigatório de isolamento respiratório nos indivíduos com teste positivo para o diagnóstico de Covid-19 é de 10 dias a contar da data da coleta". Ou seja, como Matheus França e Fabrício Bruno testaram positivo no dia 27 de junho, o isolamento previsto no guia da entidade seria até a próxima quarta-feira (06).
Além disso, o guia médico prevê que o departamento médico do clube pode realizar novos testes em seus atletas a partir do sétimo dia após o resultado positivo. No caso da dupla do Flamengo, o sétimo dia seria apenas no domingo (03), um dia após a partida. Sendo assim, os jogadores não podem ser relacionados com o teste negativo em exames feitos antes do sétimo dia após o positivo.
Confira o que diz o guia médico da Confederação Brasileira de Futebol:
"O período obrigatório de isolamento respiratório nos indivíduos com teste positivo para o diagnóstico de Covid-19 é de 10 dias a contar da data da coleta (D1). O departamento médico terá a prerrogativa, às expensas do clube, de realizar o teste pesquisa de antígenos ou teste RT-PCR a partir do sétimo dia (D7), se o indivíduo estiver sem sintomas respiratórios, afebril e sem uso de medicamentos nas últimas 24 horas".

"O clube poderá enviar recurso aos e-mails específicos para cada série ou divisão com os resultados dos testes e atestado médico individual. Para a liberação do atleta, é obrigatório o envio do inquérito epidemiológico e do teste diagnóstico negativo a partir do sétimo dia (D7). Em caso de deferimento do recurso, a liberação ocorrerá na data da coleta do exame negativo (D7)".
Flamengo e Santos se enfrentarão neste sábado (02), às 19h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, em confronto válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Dorival Júnior conversa com Everton Ribeiro em treino do Flamengo Marcelo Cortes / Flamengo
Matheus França e Fabrício Bruno Gilvan de Souza/C.R. Flamengo