Mais Lidas

Rede digital divulga produtos feitos por mulheres

'FechaComEla' abre espaço virtual e ajuda empreendedoras a ganhar mais dinheiro com vendas

A artesã Márcia Gaciba (à esquerda) e a empresária Carol Rezende, criadora da rede FechaComEla
A artesã Márcia Gaciba (à esquerda) e a empresária Carol Rezende, criadora da rede FechaComEla -

Rio - Mulheres que são donas de seus próprios negócios acabam de ganhar um aliado de peso para ajudar na divulgação e na venda de seus produtos. A rede digital FechaComEla nasceu com o objetivo de facilitar a vida das empreendedoras brasileiras, com a criação de lojas online, simples de usar e gerenciar, além do desenvolvimento de uma rede de consumidores interessados nos produtos e serviços feitos por mulheres.

 

Criada pela jornalista e empresária Carol Rezende, a rede FechaComEla funciona 100% online, oferecendo às empreendedoras um espaço virtual para que elas montem suas lojas de maneira simples e rápida. "Participo de diversos grupos fechados para mulheres em redes sociais e sempre via muita gente usando aqueles espaços para divulgar produtos e serviços. Então decidi criar uma plataforma para que elas pudessem fazer divulgação, gestão e venda de forma adequada", explica Carol.

Para ela, a FechaComEla ajuda também no fortalecimento das relações de apoio entre mulheres: "Essa é uma característica muito forte de redes femininas. No caso do FechaComEla, o fato de todas as lojas e produtos serem exclusivamente de mulheres já é um enorme estímulo para as compradoras. Elas entendem a importância de gestos assim".

A economista Fabiana Lalane comprou na FechaComEla e aprovou: "Além de ter encontrado ótimos produtos, fiquei feliz em ajudar mulheres que lutam para se sustentar".

Vendedoras aprovam a rede

Quando se mudou para o Rio, em agosto de 2018, a artesã gaúcha Márcia Gaciba encontrou dificuldades para vender seus bordados personalizados. Sem amigos ou parentes na cidade, viu diminuir sua rede de contatos e, consequentemente, sua renda. Por isso, comemorou a descoberta da plataforma FechaComEla. Desde que montou sua loja, Márcia rompeu a barreira da falta de contatos no Rio e passou a vender mais, inclusive enviando para outros estados. "Essa é uma grande vantagem. Agora pessoas do Brasil inteiro podem conhecer e comprar meu trabalho", comemora a artesã.

Outras empreendedoras já estão colhendo os resultados da rede. É o caso da autora de joias Luciana Nascimento. "As mulheres precisam dar as mãos para crescermos juntas. Por isso eu adorei essa rede", explica.

Site é porta de entrada para a plataforma

Entrar no FechaComEla é muito simples. Basta ir ao site www.fechacomela.com.br e preencher os dados e inserir as fotos e informações de seus produtos, criando uma loja virtual. Esse processo é gratuito.

site fechacomela - reprodução

A partir daí, cada venda dentro da plataforma gera uma comissão de 11% para o site, valor que é revertido para a manutenção e divulgação da rede. Para os compradores, o site funciona como um e-commerce tradicional, um shopping virtual com dezenas de lojas e centenas de produtos, com o diferencial de tudo ser feito exclusivamente por mulheres empreendedoras.

A artesã Márcia Gaciba (à esquerda) e a empresária Carol Rezende, criadora da rede FechaComEla Divulgação
site fechacomela reprodução

Comentários