Mais Lidas

Golpe na milícia da Praça Seca

MP denuncia 21 milicianos por cobrança de taxa de segurança

Homens fortemente armados são flagrados circulando por uma das comunidades da Praça Seca
Homens fortemente armados são flagrados circulando por uma das comunidades da Praça Seca -

Vinte e um milicianos que atuam nos morros da Chacrinha e da Covanca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, foram denunciados pelo Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MP-RJ).

De acordo com as investigações, os denunciados formaram organização criminosa que extorquia dinheiro de moradores, comerciantes e prestadores de serviço a pretexto de oferecer serviços de segurança nas comunidades da região da Praça Seca e usavam vários tipos de arma de fogo, inclusive de uso restrito.

"Um traço marcante da organização criminosa é a utilização de violência, de covardia, contra todos aqueles que, de alguma forma, atrapalhem seus interesses, seja pela recusa do pagamento das 'taxas', pela tentativa de fuga dos monopólios comerciais ou pelo acionamento das autoridades de segurança pública", diz a denúncia do Ministério Público.

Segundo os promotores, moradores e comerciantes tiveram, com frequência, seus imóveis invadidos, bens roubados e sofreram agressões.

A partir da denúncia, agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) prenderam Leonardo Villar Gomez, conhecido como 'Pitbull', na quarta-feira. Contra ele, já havia mandado de prisão preventiva pelos crimes de organização criminosa e roubo majorado. Pitbull é um dos chefes da milícia e considerado um bandido perigoso.

Homens fortemente armados são flagrados circulando por uma das comunidades da Praça Seca Reprodução TV Globo
Pitbull foi preso em casa Divulgação/Polícia Civil