Mais Lidas

Rotina de violência e medo no Rio de Janeiro

Balas perdidas, sequestro de criança, assassinatos... os casos se multiplicam no estado

Emerson tinha 26 anos
Emerson tinha 26 anos -

A onda de violência que sacode o Rio fez mais vítimas. Na Pavuna, na Zona Norte, um jogador de futebol amador morreu depois de ser atingido por bala perdida. Em Madureira, também na Zona Norte, um bebê de apenas três meses foi raptado e encontrado 12 horas depois, na Zona Oeste. Em Teresópolis, na Região Serrana, dois jovens são acusados de matar o padrasto a facadas.

Emerson Conceição da Silva, de 28 anos, estava chegando em casa depois do trabalho, por volta das 18h de quinta-feira, quando foi baleado na nuca, na comunidade Final Feliz, no Complexo da Pedreira. Ele teria sido atingido durante uma perseguição de PMs a criminosos.

"A esposa e um vizinho socorreram ele e o levaram para a UPA de Costa Barros", conta Vera Lúcia, de 31 anos, prima de Emerson. Moradora da Penha, na Zona Norte, Vera contou que parentes estavam desolados. "Muita tristeza. Estava todo mundo lamentando. Demorou a cair a ficha, porque a gente vê (a violência) na televisão, mas nunca acha que isso está próximo da família da gente", lamentou.

O presidente da Associação de Moradores da Avenida Pastor Martin Luther King Jr., Carlos André do Nascimento, disse que Emerson chegou a se preparar para participar da Taça das Favelas. "A vida do menino era futebol, trabalho e casa", destaca Carlos André. "Ele participou dos treinamentos para a competição, mas acabou não competindo", disse.

Emerson tinha 26 anos Arquivo Pessoal
Emerson foi jogador de futebol Arquivo Pessoal
Emerson Coelho Arquivo Pessoal
Emerson Coelho Arquivo Pessoal